Blog

O que é Percepção:

Percepção é o substantivo feminino com origem no latim perceptione e que descreve o ato, efeito ou capacidade de perceber alguma coisa.
Existem vários tipos de percepção, entre eles:

  • Percepção visual: é interpretação de certos estímulos visuais, onde a pessoa em questão obtém algum tipo de informação através dos seus olhos.
  • Percepção social – consiste na capacidade de ver e interpretar o comportamento de outros indivíduos e é essencial para a interação social.
  • Percepção musical – é a capacidade de um indivíduo de reconhecer e ter a percepção do som, ritmo e melodia. A percepção musical pode incluir a identificação de acordes, de intervalos, de solfejos, etc.

Além disso, existem tipos de percepção que estão relacionados com os outros sentidos, como por exemplo: percepção auditiva (sinais sonoros), percepção táctil (informação relativo ao tato), percepção olfativa (relativo ao olfato) epercepção gustativa (relacionado com o paladar).

Percepção sensorial e extrassensorial
É conhecida como percepção sensorial a capacidade de captar através dos sentidos os sinais exteriores e descodificá-los.
Por outro lado, a percepção extrassensorial (ou PES), é conhecida como o ato de obter um certo tipo de conhecimento por meios que não são considerados “normais” ou que não são reconhecidos pela ciência. Alguns exemplos de percepção extrassensorial são: telepatia (quando há transferência de conteúdos ou pensamentos entre duas pessoas), clarividência (ver claramente objetos ou eventos mesmo à distância) e premonição/precognição (conhecimento de um facto que vai ocorrer no futuro).

Percepção na Psicologia
Segundo a psicologia, a percepção consiste em uma organização e interpretação dos estímulos que foram recebidos pelos sentidos e que possibilita identificar certos objetos e acontecimentos.
A percepção tem duas etapas, a sensorial e a intelectual. As duas se complementam, porque as sensações não proporcionam uma visão real do mundo, e devem ser trabalhadas pelo intelecto.

Percepção na Filosofia
Consiste em um conceito que descreve uma situação em que o espírito capta de forma intuitiva os estímulos exteriores.
Diferentes pensadores e filósofos descreveram a percepção de formas distintas. Para Descartes, a percepção é todo o ato de inteligência. Segundo Leibniz, é um estado transitório que envolve processos múltiplos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.